Cerca de 300 pessoas, entre vereadores e vereadoras, além de convidados e convidadas, participaram na tarde de quinta-feira, dia 11, da sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Paulo em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Presidida pela vereadora Sandra Tadeu, a mesa foi composta pelas vereadoras Juliana Cardoso, Noemi Nonato, Marta Costa e Mara Gabrilli. A cerimônia foi repleta de homenagens prestadas a diversas vereadoras e personalidades da cidade que se destacaram em suas áreas de atuação.
Após o hino nacional, executado pela Banda da Polícia Militar e interpretado pelo vereador/cantor Agnaldo Timotéo, as parlamentares do atual mandato receberam buquês de flores dos seus pares da Câmara. Também foram reverenciadas algumas vereadoras de mandatos anteriores.
Entremeadas por gravações de vídeo com depoimentos de mulheres da cidade, que receberam calorosos aplausos, também receberam homenagens funcionárias da Câmara e mulheres da sociedade que foram indicadas por parlamentares.
Em seu pronunciamento, a vereadora Juliana Cardoso destacou as conquistas históricas das mulheres como o direito de voto e pela igualdade profissional, mas ressaltou ainda as lutas que precisam ser travadas. “Vamos continuar lutando no combate à violência, por mais creches para as crianças, pelo acesso à saúde, educação, moradia e transporte, e por uma forma mais democrática de fazer política”, disse a vereadora. “No mundo inteiro mulheres que não podiam fazer política, hoje estão na política. É a vez das mulheres. Está na hora de uma mulher governar nosso País”, acrescentou.
HOMENAGEADA POR JULIANA
A escolhida pela vereadora para ser homenageada foi Luci Valente Martins. Líder comunitária da igreja católica da região de São Mateus, a homenageada faz jus ao sobrenome Valente na luta por melhores condições de vida da população mais carente e, principalmente, por moradia digna. “Continuo acreditando que ainda é possível diminuirmos a desigualdade social e assim termos uma sociedade mais justa para todos”, declarou Luci, de 61 anos de idade. Embora aposentada, ela participa do Fórum dos Mutirões de São Paulo, entidade que ajudou a fundar em 1993. Foi assessora parlamentar do então vereador e hoje deputado Estadual Adriano Diogo.
Luci hoje acompanha a luta de 160 famílias que esperam há cinco anos pelo início das obras de um conjunto de apartamentos no Bairro Boa Esperança, pelo sistema de mutirão, há mais de 5 anos.
“O Projeto está pronto, a obra está licitada e o dinheiro reservado, as obras só não começam porque a Prefeitura não cumpre uma ordem judicial de reintegrar na posse um campo de futebol para começar a construir os apartamentos para as famílias” comentou Juliana. “Existem áreas na região para onde o campo de futebol pode migrar. É muita injustiça com essas pessoas, que necessitam das moradias e estão sendo enroladas pela prefeitura há tanto tempo”.
Ainda durante a cerimônia a Câmara Municipal lançou publicação impressa com todas as vereadoras que passaram pela casa, enaltecendo as suas trajetórias e ilustrada por histórico dos seus projetos aprovados. O evento foi encerrado com coquetel de confraternização.